Infelizmente é comum alguns defeitos como; acender a luz de anomalia do câmbio, não mudar de marchas, patinar, aparecer vazamentos, barulhos no conversor e até trancos (tanto em AUTOMÁTICOS como em CVT).
Para evitar os problemas citados, quem dirige carros equipados com câmbio automático deve estar atento a detalhes que podem fazer toda diferença na durabilidade do sistema.
Definitivamente, não é só colocar na posição D! Confira dicas valiosas para manter em dia o seu câmbio automático:
Lembre dessa ordem e evite sobrecarregar o câmbio com o peso do veículo. Ao estacionar, coloque a alavanca na posição NEUTRO “N”, puxe o freio estacionamento/freio de mão e só então coloque na posição PARKING “P”.
Muitos condutores pensam que devem arrancar sempre na posição “D”. Mas nem sempre! Caso esteja estacionado em uma subida ou descida, utilize a posição “1” para sair em PRIMEIRA MARCHA, evitando assim um desgaste desnecessário do conjunto. A posição “D” deve ser usada em locais planos.
Em descidas longas, não utilize a marcha “D” tampouco a marcha “N”, já que na primeira situação o carro pode ganhar muita velocidade, obrigando assim uma frenagem brusca. Na segunda situação, o câmbio fica sem lubrificação. Utilize a posição “2”SEGUNDA MARCHA ou “3” TERCEIRA MARCHA e faça valer o freio-motor.
Manutenção é essencial para não ficar na mão! É fundamental trocar o óleo a cada 45 mil quilômetros na maioria dos casos (verifique o manual).
Sem pressa! Não engate a MARCHA RÉ “R” enquanto o veículo ainda estiver em movimento. Pare totalmente o carro, aperte o botão de travamento da alavanca e só então coloque em “R”.
Não engate “P” com o carro em movimento, pois o tranco pode prejudicar a vida útil do sistema da transmissão. E você pode causar um acidente de trânsito.
E agora? Em casos de pane prefira rebocar seu carro em um guincho de plataforma, já que as rodas do eixo responsável pela tração de um automático não podem rodar por muito tempo com o veículo desligado, sob o risco de danificar alguns componentes da transmissão.
Em casos de subida em ladeira com o carro muito pesado/carregado, provavelmente sua transmissão irá ficar alternando entre uma marcha mais alta e uma mais baixa (2a e 3a, por exemplo). Evite esse desgaste desnecessário e desligue o OVERDRIVE. Ou caso seu veículo tenha uma transmissão TIPTRONIC, faça as trocas manualmente, sentindo os giros do motor.
Algumas transmissões automáticas mais inteligentes possuem sistemas que detectam quando o carro não está mais em movimento, realizando assim uma transição automática para o ponto morto “N”. Caso seu veículo não seja equipado com estes sistemas e o período com o veículo parado for longo, mova a alavanca para a posição “N” e economize combustível.